Copa do Nordeste 2020 | Tabela, Classificação, Grupos, Times e mais

A Copa do Nordeste 2020 de Futebol é sucesso de público, de crítica e financeiro aliando modernidade à valorização das tradições regionais. Conheça mais sobre ela!

Jogos de Hoje Copa Nordeste 2020

 

Tabela da Classificação | Copa Nordeste 2020

Gol e Melhores Momentos da 4ª rodada

Imperatriz x Fortaleza

Vitória 0 x 0 Freipaulistano

CSA 0 x 1 Botafogo

Confiança 2 x 0 River

Náutico 2 x 0 Sport

Ceará 2 x 2 Bahia

América 1 x 1 CRB

Santa Cruz 1 x 0 ABC

A competição mais empolgante e alto astral do Brasil.

Assim podemos definir a Copa do Nordeste ou, se preferirmos, a Lampions League – uma referência espirituosa à Champions League, o campeonato europeu de clubes.

Se falarmos de organização, competitividade e qualidade dos jogos, a Lampions não fica a dever a sua rival estrangeira. É fato que a competição, de uma forma geral, superar muitos campeonatos estaduais.

Isso se deve a busca por uma competição que transmita segurança, uma nova expectativa de que não será esquecida depois de algumas edições (isso aconteceu no passado) e algo que os torcedores valorizam muito: um produto feito com a cara do Nordeste.

O resultado é um produto que atrai e satisfaz milhões de pessoas em um mercado que consome muito futebol e recheado de grandes rivalidades.

Qual a história da Copa do Nordeste de Futebol?

A Nordestão (como também é chamado) iniciou-se em 1994 e chegou em 2019 à sua 16ª edição e com lacunas nesses 26 anos. Não houve disputa nos anos de 1995, 1996, entre 2004 e 2009 e entre 2011e 2012.

São muitas ausências em uma história tão recente, se falarmos em períodos em que o futebol brasileiro, em especial o nordestino, vem crescendo com a estabilização do Campeonato Brasileiro Série A como produto, a democratização de competições como o Campeonato Brasileiro Série D e a Copa do Brasil.

A primeira edição foi disputada com sede fixa em Alagoas e organizada pela federação local. Foi um sucesso, porém não houve nos dois anos seguintes, retornando em 1997 e sendo a primeira edição organizada pela CBF.

Mesmo sendo um crescente sucesso de público e comercial, o Nordestão foi cancelado de 2004 a 2009, o que quase colocou a competição a perder, já que diversos clubes processaram a CBF pelo contrato que tinham com ela.

Em 2010 um acordo foi celebrado e a Copa do Nordeste retornou para novamente ser cancelada nos dois anos seguintes e ser salva em 2013 com o sistema de disputa que é usado hoje em dia, com grupos e jogos eliminatórios.

Em 2015, o número de participante subiu para vinte e em 2018 foi criada a fase preliminar com oito equipes disputando quatro vagas à fase de grupos com mais doze equipes previamente classificadas.

A Copa do Nordeste é um competição de sucesso em público, contratos, opções de televisionamento e cotas. Traduz fielmente o astral do povo nordestino e está crescendo cada vez mais ao aliar a modernidade e preservar a regionalidade.

Qual o clube com mais títulos da Copa do Nordeste de Futebol?

O Vitória (BA) é o maior campeão da Lampions League, com quatro títulos, todos no período de 1997 a 2010. O grande rival Bahia (BA) é o segundo com mais taças, com três.

O Sport (PE) vem em seguida com três e mais sete equipes diferentes venceram uma vez. Portanto, em dezesseis edições, o Nordestão tem nove campeões diferentes.

A Bahia é o estado com mais títulos – sete – seguido de Pernambuco com quatro.

O atual campeão é o Fortaleza (CE).

Como as vagas da Copa do Nordeste de Futebol são distribuídas?

A lista dos participantes do Nordestão é feita através das seguintes definições:

  1. Campeões estaduais em 2019: nove vagas;
  2. Bahia, Pernambuco e Ceará têm direito a uma segunda vaga para o time que tiver a melhor posição no Ranking da CBF: três vagas;
  3. Equipes para a fase preliminar: quatro vagas.

Para a disputa da fase preliminar, são selecionadas as oito equipes nordestinas mais bem classificadas no Ranking da CBF e que não estejam selecionadas nos itens 1 e 2.

Como é disputada a Copa do Nordeste de Futebol?

A Copa do Nordeste é disputada em uma fase preliminar, nos mesmos moldes da Copa Libertadores e a fase principal, formada por grupos.

Fase preliminar

É formada por quatro confrontos em mata-mata com jogos de ida e volta, com o mando de campo na segunda partida para a equipe de melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Se houver empate em pontos e no saldo de gols, o confronto será decidido nas cobranças de pênaltis. Passam quatro equipes para a primeira etapa da fase principal – de grupos.

Essa fase é disputada no ano anterior ao da edição e para Copa do Nordeste 2020 os classificados foram conhecidos em maio de 2019:

  • Confiança (SE)
  • Náutico (PE)
  • CRB (AL)
  • ABC (RN)

Fase de grupos

Dezesseis equipes – doze pré-qualificadas e as quatro classificadas na fase preliminar – serão divididas em dois grupos de oito e se enfrentem em um turno único dentro do grupo.

Classificam-se para as quartas-de-final as quatro primeiras colocadas de cada grupo. Os critérios de desempate para as vagas e também para definir a classificação no grupo, se necessário, são os seguintes:

  • Maior número de vitórias
  • Melhor saldo de gols
  • Mais gols a favor
  • Menos cartões vermelhos
  • Menos cartões amarelos
  • Sorteio

Quartas-de-final

São disputadas em quatro confrontos em jogo único e com mando de campo da equipe de melhor campanha na primeira fase.

  • Quartas 1: primeiro do grupo A x quarto do grupo A
  • Quartas 2: segundo do grupo A x terceiro do grupo A
  • Quartas 3: terceiro do grupo B x segundo do grupo B
  • Quartas 4: quarto do grupo B x primeiro do grupo B

Caso haja empate no tempo normal, o confronto será decidido na cobranças de pênaltis.

Semifinais

São disputadas em dois confrontos em jogo único e com mando de campo da equipe de melhor campanha na primeira fase.

  • Semi 1: quartas 1 x quartas 2
  • Semi 4: quartas 3 x quartas 4

Caso haja empate no tempo normal, o confronto será decidido na cobranças de pênaltis.

Final

Será disputada em jogos de ida e volta, com mando de campo do segundo jogo para a equipe de melhor campanha na primeira fase.

Caso haja empate no tempo normal, o confronto será decidido na cobranças de pênaltis.

Quais os times que estarão na Copa do Nordeste de Futebol?

A edição 2020 da Copa do Nordeste reúne alguns dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro e com trajetórias de sucesso:

As demais equipes são muito conhecidas nacionalmente, como o Santa Cruz (PE), o Vitória (BA) e o Ceará (CE). Também existe o Freipaulistano, estreante na competição e campeão sergipano pela primeira vez.

A Copa do Nordeste, além de ser extremamente competitiva, traz outro grande atrativo: a possibilidade de grandes clássicos estaduais nas fases de mata-mata e até mesmo na final.

Até 2019 apenas o clássico baiano Bahia-Vitória decidiu o Nordestão, em três ocasiões, com dois triunfos do rubro-negro.

Quem ganha na Copa do Nordeste 2020?

Com relação às cotas de participação para o Nordestão 2020, as dezesseis equipes da fase de grupos recebem os seguintes valores:

  • Bahia (BA), Sport (PE), Vitória (BA) e Ceará (CE): 2,2 milhões
  • Santa Cruz (PE), CRB (AL), Náutico (PE) e Fortaleza (CE): 1,7 milhão
  • CSA (AL), ABC (RN), América (RN) e Botafogo (PB): 1,5 milhão
  • Imperatriz (MA), Freipaulistano (SE), River (PI) e Confiança (SE): 775 mil

As equipes eliminadas na fase preliminar receberão 100 mil reais cada uma. A partir das fases seguintes da competição, as premiações são as seguintes:

  • Classificação para as quartas-de-final: 300 mil
  • Classificação para as semifinais: 375 mil
  • Campeão: 1 milhão
  • Vice-campeão: 500 mil

O campeão da Copa do Nordeste pode receber de 2,4 milhões (se receber a menor cota na fase de grupos) a 3,8 milhões (se receber a maior cota). Os valores são unitários e em Reais.

Como assistir a Copa do Nordeste de Futebol ao vivo?

A Lampions League tem o cardápio completo de opções de transmissão dos jogos.

A TV aberta é o SBT que tem contrato até 2022 e transmitirá quatorze jogos da fase de grupos. A Fox Sports será a opção de TV fechada em sete jogos da fase.

Fora da TV, ainda existem duas opções para quem quer assistir no computador ou em dispositivos móveis: o canal de streaming Live FC (pago), o canal da Copa do Nordeste no Facebook (gratuito) e o canal no youtube, https://www.youtube.com/channel/UCP-vp1zdHOa9k2hN_nMT9TA.

Gostou desse artigo sobre a Copa Nordeste 2020?

Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre a Copa do Nordeste de Futebol, uma competição regional de grande sucesso técnico e de público e que orgulha o povo nordestino!