Campeonato Venezuelano 2020 | Tabela, Classificação e Pontos

O Campeonato Venezuelano 2020 está crescendo na disputa pela classificação na tabela, onde cada ponto faz uma grande diferença. Entre e veja mais aqui!

Jogos de Hoje do Campeonato Venezuelano 2020:

 

Os jogos estão adiados


Tabela de Classificação do Campeonato Venezuelano 2020:

Pos clube Pontos PJ Vit E Der GP GC SG
1 Zamora FC 16 6 5 1 0 10 2 8
2 Caracas 14 6 4 2 0 12 2 10
3 Deportivo Lara 13 6 4 1 1 9 4 5
4 Monagas 12 6 3 3 0 10 4 6
5 Atlético Venezuela 11 6 3 2 1 7 5 2
6 Estudiantes de Mérida 10 6 3 1 2 10 9 1
7 Deportivo La Guaira 8 5 2 2 1 6 4 2
8 Trujillanos 8 5 2 2 1 2 2 0
9 Zulia 7 5 2 1 2 7 10 -3
10 Aragua 6 5 2 0 3 4 4 0
11 Academia Puerto Cabello 6 5 1 3 1 4 5 -1
12 Metropolitanos 6 6 2 0 4 9 11 -2
13 Yaracuyanos Fútbol Club 6 6 1 3 2 5 7 -2
14 Mineros de Guayana 6 6 2 0 4 4 7 -3
15 Carabobo 6 6 1 3 2 2 6 -4
16 Portuguesa 5 6 1 2 3 3 7 -4
17 Deportivo Táchira 4 5 1 1 3 2 6 -4
18 Gran Valencia Maracay Fútbol Club 2 6 0 2 4 2 8 -6
19 Asociación Civil LALA Fútbol Club 1 6 0 1 5 5 10 -5


Qual a história do Campeonato Venezuelano de Futebol?

Apesar do Campeonato Venezuelano ser um dos mais antigos do continente, iniciado em 1921, era disputado de forma amadora e assim foi até 1956. A partir de 1957, a competição se tornou profissional.

O América foi o primeiro campeão venezuelano, ganhou seu segundo título em 1923 e não foi mais campeão. Aliás, as fases amadora e profissional têm equipes campeãs completamente distintas, nenhuma delas tem conquistas nas duas eras.

As maiores equipes da atualidade – Zamora, Caracas e Deportivo Táchira – foram criadas nos anos de 1970, a grande década no surgimento de um futebol mais competitivo e de competições mais atraentes na Venezuela.

Uma característica marcante do campeonato nacional são as mudanças no calendário de disputa. Até 1985 os torneios Apertura e Clausura eram disputados dentro do mesmo ano.

Em 1986, passou a ser disputado com o Apertura no segundo semestre de um ano e o Clausura no primeiro semestre do ano seguinte, um modelo idêntico ao Campeonato Argentino.

Em 2015, a federação venezuelana retornou para o formato de dois torneios no mesmo ano.

Na prática, o formato ficou parecido com os turnos do Campeonato Brasileiro Série A mas com a diferença de haver decisão em cada torneio, o campeão se classificar diretamente para a Copa Libertadores e uma grande final entre os dois campeões.

Um cenário que infelizmente afeta o futebol venezuelano como um todo é a grande (e que parece eterna) crise econômica e política no país. É comum vermos jogos ou rodadas inteiras suspensos por falta de segurança.

Por outro lado, a paixão resiste; o crescimento da qualidade do jogo e mais resultados expressivos da seleção nacional nas Eliminatórias e na Copa América aumentam o interesse de torcedores em um país onde o beisebol ainda é o esporte nacional.


Qual o clube com mais títulos do Campeonato Venezuelano?

O Caracas, maior clube do país e com sede na capital, é o maior vencedor do Campeonato Venezuelano, são doze conquistas até hoje sendo que todas elas acontecerem já na fase profissional da competição.

O Deportivo Táchira tem oito títulos, também conquistados na era profissional, enquanto o Unión e o Dos Caminos têm sete e seis taças respectivamente e todas conquistadas na era amadora.

Dois clubes tradicionais do futebol venezuelano, o Estudiantes de Mérida tem apenas dois títulos na década de 1980 e o Zamora tem um ótimo retrospecto recente: suas cinco conquistas ocorreram entre 2012 e 2018.

A maior sequência de títulos é o tetracampeonato da Portuguesa entre 1975 e 1978 – por sinal, quatro das cinco taças que o clube tem e todas aconteceram nos anos 1970.

No mapa de cidades do futebol da Venezuela, a capital Caracas tem amplo domínio:

  • Caracas: cinquenta e oito
  • San Cristóbal: onze
  • Mérida: quatro

Até 2019 a Venezuela teve trinta e cinco campeões diferentes, um número expressivo em um país com um crescimento muito recente do futebol.

Apesar de Deportivo Táchira, Zamora e Caracas dominarem as últimas temporadas desde 2000, sempre há uma surpresa como o Deportivo Lara ou o Monagas que são equipes consideradas menores no futebol venezuelano.


Como é disputado o Campeonato Venezuelano de Futebol?

Atualmente, o Campeonato de Futebol da Venezuela é disputado em duas temporadas no ano:

  • O Torneo Apertura (Torneio de Abertura) que é disputado no primeiro semestre do ano;
  • O Torneo Clausura (Torneio de Fechamento) que é disputado no segundo semestre.

Os dois torneios venezuelanos são disputados por vinte equipes e em uma fase de pontos corridos e uma fase jogos eliminatórios (mata-mata).

Fase Classificatória

Todos os vinte times jogam entre si em turno único, num total de dezenove partidas. Após todas as rodadas, as oito melhores equipes se classificam para a fase seguinte de quartas-de-final.

O critério de desempate para a definição das colocações é a seguinte:

  • Saldo de gols
  • Número de gols a favor
  • Número de vitórias

Quartas-de-final

São disputadas em quatro confrontos com jogos de ida e volta e mando de campo para a equipe que tiver a melhor colocação na fase classificatória:

  • Quartas 1: primeiro colocado x oitavo colocado
  • Quartas 2: segundo colocado x sétimo colocado
  • Quartas 3: terceiro colocado x sexto colocado
  • Quartas 4: quarto colocado x quinto colocado

Semifinais

São disputadas em dois confrontos com jogos de ida e volta e mando de campo para a equipe que tiver a melhor colocação na fase classificatória:

  • Semi 1: vencedor da quarta 1 x vencedor da quarta 4
  • Semi 1: vencedor da quarta 2 x vencedor da quarta 3

Final de Torneio

É disputada em jogos de ida e volta e com mando de campo para a equipe de melhor campanha na fase classificatória. O vencedor será declarado Campeão de Apertura ou Campeão de Clausura, conforme a competição.

Final do Campeonato

A grande final que vai definir o campeão venezuelano do ano é disputada pelos campeões dos torneios, em jogos de ida e volta e com mando de campo da equipe com a melhor posição na classificação final, reunindo os dois torneios.

Em todas as fases eliminatórias e nas finais, se houver empate em pontos e saldo de gols, se classificará para a fase seguinte a equipe que tiver feito o maior número de gols no mando adversário – o gol qualificado.

Se persistir o empate, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.

Se a mesma equipe ganhar os dois torneios, ela será declarada campeã diretamente, sem jogo final.

Rebaixamento

São rebaixadas para a segunda divisão as equipes que ficarem nas duas últimas posições da classificação geral, reunindo as pontuações nos dois torneios.

Um fato curioso na edição de 2019 é que o Deportivo Anzoátegui terminou em último nos dois torneios, mas no Clausura a equipe desistiu de disputar.

Quais as vagas venezuelanas para a Libertadores?

A Venezuela tem direito a quatro vagas para disputar a Copa Libertadores com a configuração abaixo:

  • Fase de grupos da Copa Libertadores: se classificam os campeões dos torneios. Em 2019, foram as equipes do Caracas (Clausura) e do Estudiantes de Mérida (Apertura);
  • Segunda fase da Pré-Libertadores: melhor equipe da classificação final sem considerar os campeões de torneios. Em 2019 foi o Deportivo Táchira;
  • Primeira fase da Pré-Libertadores: segunda melhor equipe da classificação final sem considerar os campeões de torneios. Em 2019 foi o Carabobo.

Se uma equipe for campeã dos dois torneios, as três vagas são preenchidas pelas equipes mais bem colocadas na classificação geral.

Quais as vagas venezuelanas para a Sul-Americana?

O Campeonato Venezuelano classifica três equipes para a Copa Sul-Americana.

  • Os vice-campeões de cada torneio;
  • A equipe com a melhor classificação dentre as não qualificadas para a Libertadores.

Mineros de Guayana, Aragua e Zamora foram os classificados na edição de 2019.

Os grandes jogadores venezuelanos da história

O futebol da Venezuela ainda não é pródigo de jogadores diferenciados, mas podemos destacar Juan Arango como o maior do país até hoje.

Curiosamente, Arango atuou apenas duas temporadas por times venezuelanos e logo foi atuar no México, na Espanha, na Alemanha e retornou para o México.

A marca de Juan Arango para o futebol venezuelano foi na seleção nacional, com dezesseis anos de atuação, seis Copa América, o maior número de jogos e de gols pela Vino Tinto, como é conhecida a seleção do país.

Atualmente, podemos destacar Yeferson Soteldo, um atacante veloz e habilidoso que está atuando no Brasil pelo Santos e Salomón Rondón, atacante que joga no Newcastle da Inglaterra.

Como assistir o Campeonato Venezuelano de Futebol ao vivo?

Não há canal aberto ou fechado que transmita os jogos do Campeonato de Futebol da Venezuela no Brasil. Uma boa opção podem ser os sites especializados em streaming de jogos.

Com a popularização do futebol na Venezuela, mais empresas têm interesses pelas partidas. Podemos encontrar algumas plataformas de streaming com uma boa pesquisa.

Dois sites que atualmente transmitem o campeonato venezuelano ao vivo são o LiveSoccer e o FlashScore, sendo que neste também é possível apostar nos jogos.

Gostou desse artigo sobre o Campeonato Venezuelano 2020?

Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre o  Campeonato Venezuelano, uma competição que está crescendo ao longo anos e se popularizando cada vez mais.