Campeonato Paulista 2020 | Classsificação, Tabela, Clubes, Times e mais

O Campeonato Paulista é o estadual mais rico do país, mas não é apenas de números que ele vive. Tem muita disputa, craques e tradição. Veja nesse artigo!

Jogos de Hoje do Paulistão 2020:

 

Tabela da Classificação Paulistão 2020:

 

Riqueza, seu nome é Campeonato Paulista. Tudo é superlativo no estado mais rico do país quando o assunto é futebol.

Não só pela grandeza de patrimônio e de conquistas dos quatro grandes clubes – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – mas pelo volume de receitas envolvidas em cotas de televisão, publicidade, vendas de camisas, rendas de jogos e programas de sócio-torcedor.

Além do Fab Four paulista, São Paulo dispõe de inúmeras equipes com ótima qualidade administrativa, presença constante na Série A e títulos nacionais importantes.

Além disso, elas conseguem atrair investimentos regionais e fidelizar torcedores em médias e pequenas cidades. E na Série A2 tem fila de times com potencial para subir e ficar.

Tudo isso contribui para que o nível de competição e de presença de público sejam sempre altos, independente de quem esteja participando em cada edição. 

Qual a história do Campeonato Paulista de Futebol?

O Campeonato Paulista é a competição estadual mais antiga do país, sua primeira edição aconteceu em 1902 e foi vencida pelo São Paulo Athletic – um clube de futebol e rugby onde a atividade de futebol já foi desativada há algumas décadas.

De 1902 a 2019, o Paulistão foi vencido por dezesseis clubes diferentes e o Corinthians é o maior vencedor atualmente.

É o campeonato estadual com a maior quantidade de estádios com ótima infraestrutura para receber jogos, tanto na capital quando em diversas cidades do interior, como Araraquara, Campinas e Bragança Paulista.

O material humano é um capítulo à parte nessa competição: ela revelou craques como Sócrates, Careca, César, Ademir da Guia, Friedenreich, Alex, Neymar, Coutinho, Friaça, Servílio, Baltazar, Ganso, Evair, Roberto Carlos, Rogério Ceni, Raí, Muller e tantos outros. E acima de todos eles, o Rei: Pelé, maior artilheiro da história, um feito quase impossível de ser superado.

Atualmente, apenas o Palmeiras está estruturado em termos de elenco e finanças para buscar o melhor resultado, as demais equipes grandes convivem com a crise financeira – dívidas e pouco orçamento para montar equipes mais competitivas.

Porém, na hora de disputar o Paulistão, a vontade de conquistar São Paulo é maior e podemos ter boas surpresas na edição de 2020.

Qual o clube com mais títulos do Campeonato Paulista de Futebol?

Quando lembramos dos quatro grandes clubes paulistas e suas histórias centenárias recheadas de conquistas, logo imaginamos que eles monopolizaram os títulos do Paulistão.

Sem dúvidas, em cento e vinte e nove edições, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos venceram noventa e cinco, 74% do total, sendo que o Timão é o maior vencedor e com larga vantagem:

  • Corinthians: 30 títulos e atual tricampeão (2017-2019)
  • Palmeiras: 22 títulos (último em 2008)
  • Santos: 22 títulos (último em 2016)
  • São Paulo: 21 títulos (último em 2005)

Por outro lado, de 1902 a 1920, apenas três campeonatos tinham sido vencidos por grandes – Palmeiras e Corinthians, sendo que este último venceu nas edições onde havia duas ligas.

Dentre os ilustres desconhecidos (atualmente), temos o Paulistano que conquistou onze vezes – mais taças que muitas equipes tradicionais em outros estados – e o São Paulo Athletic com quatro conquistas – não confundir com o São Paulo atual.

As atividades de futebol desses clubes não existem mais.

Além delas, equipes conhecidas e ativas conquistaram o Paulistão – Bragantino, Internacional, São Bento, São Caetano e o Ituano, responsável por um feito: uma equipe pequena e do interior bicampeã paulista (2002 e 2014).

Corinthians e Santos vêm revezando as taças desde 2009 com um espaço em 2014 para o Ituano. Ou seja, o Allianz Parque (desde 2008) e o Morumbi (desde 2005) esperam ansiosamente por quebrar esse incômodo jejum.

A única equipe tetracampeã até hoje é o Paulistano, nos anos de 1910, algo que nenhuma das grandes equipes conseguiu. O Corinthians, atual tricampeão, pode igualar o feito.

O Santos é a única das grandes equipes que nunca foi campeã invicta.

Quais as curiosidades do Campeonato Paulista de Futebol?

Em 1973 um campeonato foi decidido por erro de juiz: após empatar no tempo normal e na prorrogação, Santos e Portuguesa foram para a decisão por pênaltis.

Após a terceira série, o Santos vencia por 2 a 0 e a Lusa ainda poderia empatar, porém o árbitro Armando Marques encerrou a partida, declarando o Peixe campeão. A Federação Paulista posteriormente declarou as duas equipes como vencedoras.

O maior público da história do Paulistão aconteceu na final de 1977 entre Corinthians e Ponte Preta, com 138 mil pessoas, quando o Timão quebrou um jejum de vinte e dois anos.

Pelé, jogando no Santos, é o maior artilheiro do Campeonato Paulista tanto em quantidade quanto em edições da competição. E os números dele são impressionantes:

  • Onze artilharias sendo nove seguidas (1957-1965)
  • Média de trinta gols por ano
  • Marcou 58 vezes no Paulistão de 1958 – ano em que ganhou a primeira Copa!

Como é disputado o Campeonato Paulista de Futebol?

Apesar de ser o campeonato estadual com o maior número de participantes – dezesseis – o Paulistão distribui as equipes de forma que não há o turno e returno que praticamente transformaria o campeonato em um Brasileirão.

Primeira fase

As equipes são divididas em quatro grupos e enfrentam as que estão nos outros grupos, num total de doze jogos para cada time.

Classificam-se para a fase seguinte as duas melhores de cada grupo, obedecendo o critério abaixo em caso de empate por pontos.

  1. Mais vitórias
  2. Melhor saldo de gols
  3. Mais gols a favor
  4. Menor quantidade de cartões vermelhos
  5. Menor quantidade de cartões
  6. Sorteio

As duas equipes com as piores campanhas na classificação geral serão rebaixadas.

Quartas-de-final

Disputadas em jogo único, com mando da equipe com melhor campanha e decisão por pênaltis em caso de empate no tempo normal.

Semifinais

Disputadas em jogo único, com mando da equipe com melhor campanha e decisão por pênaltis em caso de empate no tempo normal.

Final

Disputadas em jogos de ida e volta e decisão por pênaltis em caso de igualdade de pontos e de saldo de gols após as duas partidas.

Quais os times que estarão no Campeonato Paulista de Futebol 2020?

Nenhuma surpresa. Além dos quatro grandes clubes, que nunca foram rebaixados, os demais clubes são frequentadores assíduos os da gangorra do acesso e descenso, porém sempre participando eventualmente.

  • Água Santa
  • Oeste
  • Novorizontino
  • Botafogo
  • Santo André
  • Internacional
  • Ituano
  • Mirassol
  • Red Bull Bragantino
  • Ferroviária
  • Guarani
  • Ponte Preta

A grande expectativa é a participação do Red Bull Bragantino, equipe que foi a sensação em 2019 conquistando o Campeonato Brasileiro Série B de forma incontestável.

Além de manter a base do time campeão, o Bragantino foi uma das equipes brasileiras que mais investiu em contratações.

Dentre as equipes de segundo e terceiro escalão temos:

Podemos ver que não faltam grandes momentos para muitos dos participantes e muita tradição para a competição como um todo!

Quem ganha no Campeonato Paulista de Futebol?

A riqueza está presente no Campeonato Paulista quando o assunto é premiar ou negociar cotas de televisionamento – são os maiores valores do país em termos de estaduais.

São Paulo é um dos poucos estados que paga premiação por performance.

Serão quase 12 milhões, sendo 5 milhões para o campeão e 1,6 milhão para o vice. Todas as equipes receberão valores, exceto as rebaixadas. Além disso, será paga uma premiação de 360 mil para o Campeão do Interior e 100 mil para o vice.

Quanto à cota de TV, a Globo desembolsará 176 milhões, sendo que cada um dos grandes clubes terá direito a 26 milhões e as demais equipes (todas as doze) receberão 6 milhões cada – uma equipe como o Oeste levará um valor maior que toda a cota do Campeonato Cearense de Futebol atual.

Como assistir o Campeonato Paulista de Futebol ao vivo?

A Globo detém até 2022 (se nada mudar) os direitos exclusivos de transmissão de todas as partidas e utilizará a TV aberta, a TV fechada (canal SporTV) e a venda de jogos (Premiere).

Não há ainda uma previsão de cessão para que plataformas de streaming ou rede social façam a transmissão de algumas partidas.

Gostou desse artigo sobre o Campeonato Paulista?

Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre o Campeonato Paulista de Futebol, a competição nacional mais rica e que sempre reserva boas surpresas para o público!