Campeonato Inglês 2020 | Tabela, Classificação, Times e mais

O Campeonato Inglês 2020 é sucesso de público, audiência e financeiro. A Tabela de Classificação dos times é disputada. Esse é o momento atual de uma das maiores páginas do futebol moderno. Veja como!

Jogos de Hoje do Campeonato Inglês 2020 de Futebol

 

Tabela do Campeonato Inglês 2020 / 2019

O Campeonato Inglês é o maior caso de renascimento do futebol em um país.

Os inventores do futebol sempre se orgulharam de seus campeonatos extremamente organizados, estabilidade de competição, sem escândalos e gerando excelente jogadores.

Porém, nos anos 1980 começou a ocorrer um grande declínio de interesse e credibilidade, sem investimento na renovação de estádios, a violência crescente nas torcidas (os hooligans) e jogos de baixa qualidade técnica e muita correria.

Ao mesmo tempo, Itália, na mesma décadas, e Espanha a partir dos anos 1990, abriam o mercado interno do futebol para os maiores jogadores do planeta. Os campeonatos nacionais se tornaram um sucesso de público, audiência na TV e de investimentos.

A criação da Premier League em 1992-1993 foi o marco divisor para levar o futebol inglês a uma nova era, com mais profissionalismo e gerando credibilidade.

Dentro de campo, a contratação de Cristiano Ronaldo pelo Manchester United em 2003 foi o maior símbolo. O craque português  ganhou tudo que era possível no United e abriu definitivamente o futebol inglês – como produto de competição – para o mundo.

Novos técnicos – principalmente na mentalidade do jogo – e uma mudança de cultura em prol de um futebol melhor – longe das partidas disputadas do passado – contribuíram para que as competições inglesas se tornassem atraentes.

Grandes investimentos surgiram e atualmente a Premier League é considerada o campeonato nacional mais valioso do planeta.

Qual a história do Campeonato Inglês de Futebol?

Podemos dividir a história da disputa pelo título nacional na Inglaterra em duas grandes fases:

Football League

É o campeonato de futebol mais antigo do mundo, instituído em 1888. Começou com doze equipes e esse número foi crescendo até chegar a vinte e dois na última edição.

O primeiro grande clube a vencer a competição foi o Liverpool em 1900-1901 e somente em 1907-1908 o Manchester United se juntou ao clube. Diversos clubes que hoje são considerados pequenos e médios foram campeões da Football até 1991-1992 com o Leeds United.

Premier League

Foi criada em 1991 a partir da ruptura de uma série de clubes – os mais importantes, entre eles – com a organização da Football League como uma forma de salvar o futebol inglês em um cenário com alguns aspectos positivos.

  • O fim das punições a clubes ingleses para competições europeias, por conta dos episódios de violência das torcida;
  • A definição de normas para recuperação e segurança de estádios;
  • A negociação de um contrato de TV substancial, que vinha acumulando prejuízos de imagem e financeiro.

A organização da Premier League ficou a cargo de uma entidade nova e privada – a FA Premier League – que pertence societariamente aos clubes participantes. Uma mudança radical no modelo de gestão que se traduz, hoje, no campeonato mais rentável do mundo tradicional da bola.

Qual o clube com mais títulos do Campeonato Inglês?

O Manchester United é o maior colecionador de títulos nacionais ingleses, tanto se considerarmos apenas a fase moderna (Premier League) quanto as duas fases juntas (com a Football League.

São vinte títulos no total, sendo treze na Premier. O segundo colocado é o Liverpool, que conquistou dezoito taças na Football porém nunca venceu a Premier.

Sim, o gigante Liverpool carrega o maior jejum de um dos grandes times na história dos títulos ingleses: sua última conquista foi na Football de 1989-1990, portanto são trinta edições sem comemorar com sua apaixonada torcida.

Na Football League, o Liverpool é o maior vencedor com dezoito taças, seguido do Manchester United com treze e do Arsenal com dez.

Na Premier, o Manchester United tem as maiores sequências, dois tricampeonatos: de 1998 a 2000 e de 2006 a 2008. O Manchester City é o maior campeão da atual década, com cinco das nove disputas. United, Chelsea e Leicester completam a lista, mostrando que há um equilíbrio na linha do tempo.

Até 2019-2020, são vinte e quatro campeões diferentes. Após dois maiores, ainda temos em posição de destaque:

  • Arsenal: treze
  • Everton: nove
  • Aston Villa: sete
  • Sunderland, Manchester City e Chelsea: seis

Portanto, da lista dos oito maiores, temos quatro equipes que venceram apenas na Football até o momento.

Na briga entre cidades tradicionais do futebol inglês, Liverpool lidera com vinte e sete conquistas, graças ao predomínio dos Reds na era Football, com dezoito. Porém, apenas uma na frente de Manchester e vinte e uma de Londres.

Será que a liderança será dividida esse ano ou o Liverpool vai enfim desencantar na Premier?

Como é disputado o Campeonato Inglês de Futebol?

Simplicidade é a marca da Premier League: vinte equipes disputam em sistema de pontos corridos em turno e returno, num total de trinta e oito jogos para cada uma.

A campeã é a equipe com mais pontos ao final dos turnos. Como podemos ver, essa competição certamente foi a inspiração da mudança da forma de disputa do Campeonato Brasileiro Série D em 2003.

Porém, com uma diferença importante: em caso de empate de duas equipes na primeira colocação, na primeira posição de rebaixamento ou em colocação que dá direito à vaga em competição continental, as equipes jogam uma partida em campo neutro para decidir.

Mesmo sendo hoje o campeonato mais valioso, o número de vagas do futebol inglês ainda é menor que o previsto no Campeonato Italiano e no Campeonato Espanhol.

O número de vagas previstas para a Liga dos Campeões é a mesma – quatro – porém o quarto colocado na Premier League disputa a fase classificatória para a fase de grupos. O quinto colocado se classifica para a Liga Europa.

Sobre o acesso e o descenso, as três últimas colocadas são diretamente rebaixadas. Da segunda divisão, sobem diretamente a campeã e a vice-campeã e as quatro seguintes (terceira à sexta) disputam playoffs para definir a terceira promovida.

Os critérios de desempate para ser usados eventualmente são os seguintes:

  • Saldo de gols
  • Número de gols a favor

Assim como os demais campeonatos europeus, o Campeonato Inglês é disputado entre os meses de agosto e maio do ano seguinte. Por esse motivo, as temporadas são rotuladas por períodos – 2018-2019, por exemplo. As férias dos clubes acontecem em junho e julho, durante o verão europeu.

Quais os times que estarão no Campeonato Inglês de Futebol?

Mais tradicional, impossível. Os vinte participantes da Premier League 2020 são equipes frequentadoras da competição, mesmo que eventualmente algumas acabem rebaixadas em algumas edições.

Temos desde os grandes campeões da Premier, como o Manchester United e o Chelsea até o Burnley, quase desconhecido fora da Inglaterra mas possui uma taça da Football League.

Na temporada 2018-2019:

  • Norwich (campeão), Sheffield United e Aston Villa foram promovidos à Série A
  • Cardiff City, Fulham e Huddersfield Town foram rebaixados para a Série B.

E quais são os grandes desafios da temporada 2019-2020?

Sem dúvida, evitar que o Manchester City se consolide com um tricampeonato e leve a Premier ao risco de baixa competitividade que ameaça o Campeonato Espanhol por exemplo, com o domínio da Juventus.

Porém, apesar do City ser uma equipe fortíssima, na Inglaterra a diferença entre o rei e os conspiradores é a menor entre as grandes competições nacionais da Europa.

O fantástico Liverpool de Salah e Mané, atual campeão da Europa, o Chelsea e o Tottenham são exemplos de times que podem fazer grandes campanhas e ameaçar o time de Gabriel Jesus.

O investimento financeiro é muito forte em várias delas e se algumas encaixarem ótimas equipes, podem criar um equilíbrio que torne mais difíceis as partidas para o atual bicampeão.

Não há dúvidas de que teremos muita disputa e emoção!

Brasileiros que fizeram (e fazem) história no futebol inglês

A história de grandes trajetórias de brasileiros no futebol inglês pode ser considerada como menor em relação à Espanha e a Itália e por alguns motivos bem específicos.

O principal é o momento migratório: até os anos 2000, Itália e Espanha eram os dois grandes destinos, pois era onde estava o eixo do dinheiro em diferentes momentos.

Outro fator que pesava muito era o estilo de jogo que priorizava a disciplina tática e o vigor físico em detrimento da habilidade e da individualidade – o que prejudicava muito o sucesso dos jogadores brasileiros mais habilidosos.

Um bom exemplo é Gilberto Silva, meio-campo de características marcadoras e que fez muito sucesso no Arsenal de 2002 a 2008, conquistando uma Premier em 2003-2004 e duas Recopas Inglesas.

Juninho Paulista, meia-atacante de grande habilidade, jogou pelo modesto Middlesbrough em três épocas diferentes e venceu uma Copa da Liga Inglesa. Considerando as pretensões reais da equipe, certamente foi a maior história de sucesso de um brasileiro na Inglaterra.

Na sua grande maioria, os jogadores mais bem sucedidos e com sucesso estão em atividade e há alguns anos, sem grande brilho.

Roberto Firmino é a grande exceção e aposta de sucesso e idolatria no Liverpool.

Em 2018-2019 conquistou a Champions League, a Supercopa da UEFA e o primeiro Mundial de Clubes da história do clube e com um gol na grande final com o Flamengo, o que já o coloca na galeria da história do clube.

E com grandes chances de se tornar ainda maior nos próximos anos.

Como assistir o Campeonato Inglês de Futebol ao vivo?

A Premier League é transmitida pelo canal de TV fechado ESPN e em todos os canais da rede. E além desta opção, a empresa também oferece o streaming online no WatchEspn (gratuito).

Outra forma de ter mais opções de jogos do Campeonato Inglês para assistir online é a plataforma DAZN que é um serviço pago.

Gostou desse artigo sobre o Futebol Inglês 2020?

Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre o Campeonato Inglês de Futebol e suas particularidades.