Campeonato Gaucho 2020 | Tabela, Classificacao, Equipes e mais

O Campeonato Gaúcho reúne a paixão do gaúcho pelo futebol e talvez a maior rivalidade entre times no Brasil. Poucos duvidam disso e a história comprova!

Jogos do Campeonato Gaucho de hoje:

Tabela do Campeonato Gaucho 2020:

O Campeonato Gaúcho é um dos mais antigos do Brasil, iniciado em 1919 e praticamente monopolizado pela dupla Internacional-Grêmio (ou dupla Grenal), com 83% dos títulos.

Esses dois times já protagonizaram grandes finais, muita alternância nas conquistas e motivos de sobra para os gaúchos passarem a semana antes da decisão apostando suas fichas e a semana posterior chorando ou sorrindo.

Além disso, diversas pesquisas apontam o Grenal com a maior rivalidade do país, não só por polarizar um estado inteiro, mas por serem equipes com grande histórico de conquistas nacionais e internacionais.

Juntas têm cinco Copa Libertadores e ambas são campeãs mundiais de clubes.

Por isso, a rivalidade vai muito além de ganhar um estadual, é preciso firmar a força local com uma bagagem de títulos tão grandes! 

Qual a história do Campeonato Gaúcho de Futebol?

Quem olha para a lista de campeões e vices do Gauchão até 1960 não consegue entender como a dupla Grenal nunca esteve junta nas duas primeiras posições. E pior: como apenas um dos clubes aparece nas quatro primeiras colocações.

Mas a explicação é simples: por décadas, o Campeonato Gaúcho era disputado por representantes de regiões definidas no estado e Porto Alegre era uma delas. Dessa forma, apenas um dos grandes disputava.

A partir de 1961, o Gauchão foi unificado da forma como conhecemos hoje e, desde então,  Grêmio e Internacional só não fizeram a dobradinha em dezenove das cinquenta e nove ocasiões. Além disso, apenas cinco vezes a dupla não apareceu junta entre os quatro primeiros colocados.

A competição sofreu diversas mudanças de regulamento ao longo dos anos até que em 2009 adotou o modelo de dois turnos com finais em cada um e uma grande decisão que funciona até hoje.

O Grêmio busca o tricampeonato e junto com o Internacional vivem um ótimo momento com as campanhas no Campeonato Brasileiro Série A. O Juventude, considerada a terceira força do estado, também vem motivado pelo acesso obtido no Campeonato Brasileiro Série B.

Os principais estádios do campeonato são o Beira-Rio (privado, do Internacional) com capacidade para 50.000 pessoas e a Arena do Grêmio (privado) para 60.000 pessoas.

Podemos destacar também os estádios Alfredo Jaconi (privado, do Juventude) e o Centenário (privado, do Juventude).

Qual o clube com mais títulos do Campeonato Gaúcho de Futebol?

O Internacional é líder absoluto em títulos do Campeonato Gaúcho com quarenta e cinco taças, seguido do rival Grêmio com trinta e oito e que detém um bicampeonato atual.

Além deles, mais quinze equipes se sagraram campeãs gaúchas ao longo da história, porém apenas o Guarany de Bagé conquistou dois títulos – em 1920 e 1938.

Os campeões pequenos mais recentes foram o Novo Hamburgo, sensação em 2017, o Caxias em 2000 e o Juventude em 1998 – as únicas taças levadas para Caxias do Sul.

Para Pelotas, a dupla arquirrival Brasil e Pelotas já levou um título cada, há muito mais tempo.

No quesito sequências de títulos, o Internacional também leva uma vantagem: possui o único octacampeonato gaúcho, entre 1969 e 1976, enquanto o Grêmio foi heptacampeão entre 1962 e 1968.

No duelo entre as cidades do interior mais importantes para o Gauchão, Pelotas tem três títulos e treze vice-campeonatos e Caxias do Sul tem dois títulos e nove vices.

Quais as curiosidades do Campeonato Gaúcho de Futebol?

O Campeonato Gaúcho foi disputado quatro vezes sem a dupla Grenal – nos anos de 1929, 1930, 1938 e 1954 e em todas por disputas políticas entre as diferentes ligas que dominavam o futebol gaúcho na época.

E com exceção dessas edições em que ambos estiveram ausentes, em todas as outras pelo menos um deles foi campeão ou vice – quando não os dois juntos na grande maioria das vezes.

Em 1930, o Grêmio abandonou o campo na decisão após a marcação de um pênalti. O Pelotas converteu sem adversário e o resultado da partida deu o título. Houve contestação do Grêmio, mas a federação manteve o time do interior como campeão.

A maior goleada do Campeonato Gaúcho foi em 1976: Internacional 14 x 0 Ferrocarril.

Quando o assunto é artilharia, existe uma lacuna de dados para quase todos os campeonatos até 1960. Com dados a partir de 1961, Sandro Sotilli é o maior artilheiro da história da competição com cento e onze gols por cinco equipes diferentes e maior goleador em duas edições.

Baltazar do Grêmio foi o maior artilheiro em uma edição, com vinte e oito gols em 1980.

O maior público do Campeonato Gaúcho pertence a um Grenal de 1971: Inter e Grêmio empataram em 1-1 diante de 85.000 pessoas no Estádio da Beira-Rio.

Como é disputado o Campeonato Gaúcho de Futebol?

O Campeonato Gaúcho é disputado por doze equipes em sistema misto de pontos corridos com mata-mata, em dois turnos de curta duração.

Isso faz o campeonato ser interessante e não se estender muito, a ponto de prejudicar a participação dos grandes clubes em competições como a Copa Libertadores.

Primeiro turno

Serão dois grupos de seis equipes, sendo que elas se enfrentam dentro dos grupos em turno único, num total de 5 partidas. Classificam-se para as semifinais do turno as duas primeiras colocadas.

As semifinais são disputadas em jogo único, com mando de campo para a equipe de melhor campanha e decisão por pênaltis em campo de empate no tempo normal.

A final será disputada também em turno único, com mando da equipe de melhor campanha na fase de grupos e decisão por pênaltis, se for necessária.

Segundo turno

Serão dois grupos formados pelas mesmas equipes do primeiro turno, sendo que elas se enfrentarão de forma cruzada, num total de 6 partidas. Classificam-se para as semifinais do turno as duas primeiras colocadas.

As semifinais são disputadas em jogo único, com mando de campo para a equipe de melhor campanha e decisão por pênaltis em campo de empate no tempo normal.

A final será disputada também em turno único, com mando da equipe de melhor campanha na fase de grupos e decisão por pênaltis, se for necessária.

Finais

Serão disputadas pelos campeões dos turnos em dois jogos, com o mando de campo da segunda partida para a equipe de melhor campanha na soma dos dois turnos e com exceção das semifinais e finais disputadas.

O título poderá ser decidido nos pênaltis caso haja empate no tempo normal. Porém, caso a mesma equipe vença os dois turnos, será declarada campeã sem disputa de final.

Quais os times que estarão no Campeonato Gaúcho de Futebol 2020?

Nada mais tradicional que um autêntico gaúcho e a lista de participantes do Gauchão 2020. Afinal, todas as equipes são frequentadoras assíduas da competição ao longo dos anos – e muitas sempre na gangorra do acesso e dos descenso.

Mas será o campeonato das grandes rivalidades do estado – o que nem sempre aconteceu nos últimos anos.

Além da sempre presente dupla Internacional e Grêmio, temos mais uma vez Juventude e Caixas juntos, o segundo maior duelo do estado e a menos frequente na primeira divisão – entre Pelotas e Brasil.

Curiosamente, pela fórmula de disputa definida, esses clássicos só acontecerão uma vez e sempre no segundo turno, pois foram separados nos grupos – exceção, claro, se cruzarem em semifinais ou finais.

Além de outros participantes, podemos destacar o Novo Hamburgo, último campeão não Grenal em 2017.

Quem ganha no Campeonato Gaúcho de Futebol?

Não há premiação por desempenho no Gauchão, porém a receita de transmissão dos jogos não mudou, a Globo através da sua afiliada RBS manteve o contrato de exclusividade que vai durar até 2021.

O valor total da cota é dos mais altos entre os campeonatos estaduais: 37 milhões de reais, distribuídos dessa forma:

  • Grêmio e Internacional: 13 milhões cada
  • Brasil e Juventude: 1,5 milhão cada
  • Demais equipes: 1 milhão cada

Como assistir o Campeonato Gaúcho de Futebol ao vivo?

Os jogos do Campeonato Gaúcho serão transmitidos pela RBS na TV aberta, pelo SporTV na TV fechada e pelo pay-per-view no Premiere.

A emissora poderá negociar a cessão com outras emissoras ou com plataformas de streaming, porém não há algo definido até o momento.

Gostou desse artigo sobre o campeonato Gaucho 2020?

Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre a  Campeonato Gaúcho de Futebol,