Campeonato Brasileiro Sub-20 | Tabela, Classificação, Times e mais

O Campeonato Brasileiro Sub-20 hoje é uma grande realidade para a vida de muitos jovens que querem se destacar no futebol brasileiro e mundial. Conheça um pouco dele!

Por quase quatro décadas – de 1969 a 2005 – o futebol brasileiro sub-20 possuía uma competição nacional de clubes que representava um título de campeão brasileiro, a Copa São Paulo de Juniores.

Esse competição continua sendo tradicional e muito valorizada, principalmente porque é democrática, permitindo que times de todos os estados participem e que jovens de todo o Brasil.

Porém, visando dar ao futebol de base uma visão profissional dos mesmos moldes de disputa e calendário das divisões superiores do futebol profissional, foi criado o Campeonato Brasileiro Sub-20.

É o campeonato que mais aproxima os jovens talentos de um ambiente profissional onde muitos já tiveram experiências eventuais. Também é um título que traz grande reconhecimento e uma visibilidade cada vez maior, principalmente com o televisionamento. 

Qual a história do Campeonato Brasileiro Sub-20?

O Campeonato Brasileiro Sub-20 curiosamente não se iniciou sendo organizado pela CBF – que administra as divisões do futebol profissional. Em 2006, a Federação Gaúcha liderou a criação e obteve o aval da Confederação Brasileira de Futebol.

A primeira edição contava com trinta equipes e usava um sistema disputa idêntico à Copa São Paulo: divisão das equipes em grupos e todos os jogos aconteciam em estádios gaúchos.

Assim como em São Paulo, era uma forma de eliminar custos de viagens e reduzir ao máximo os gastos com hospedagens, viabilizando a competição, já que os clubes, na sua maioria, não tinham orçamento interesse em investir recursos nas categorias de base.

Apesar da pouca visibilidade nas edições – foram nove ao todo – o Brasileiro Sub-20 no formato gaúcho foi ganhando em relevância a cada ano e chamando a atenção para o potencial de talentos que surgiam e precisavam de uma praça maior para se destacarem.

Dessa forma, a CBF resolveu investir na competição e a partir de 2015 surgiu o Campeonato Brasileiro Sub-20 nos moldes de investimento e organização das divisões profissionais.

Até 2018 foi disputado em sistema de grupos com eliminatórias e um jogo decisivo. A partir de 2019, surgiu o formato de pontos corridos com todas as equipes e jogos eliminatórios e a final em dois jogos.

A competição pode se orgulhar de não ter uma edição decidida em salas ou tribunais, o que é extremamente positivo, dado o passado de tantas polêmicas que os clubes criaram nos campeonatos brasileiros de profissionais.

Atualmente, é possível assistir o Campeonato Brasileiro Sub-20 em TV aberta, fechada e internet, o que valoriza mais e atrai audiência para os jogos.

Qual o clube com mais títulos do Campeonato Brasileiro Sub-20?

Na fase gaúcha do Brasileiro Sub-20, com nove edições, o Cruzeiro foi o maior vencedor, com três conquistas, seguido do Internacional e do Grêmio com duas.

O América (MG) tem um título e o Corinthians é a única equipe campeã fora do eixo MG-RS.

Na fase CBF que tem apenas cinco edições até 2019, não há campeão repetido, porém o futebol carioca domina, com três conquistas – Fluminense, Botafogo e Flamengo, o atual campeão. Palmeiras e Cruzeiro completam a lista.

Podemos dizer então que o maior vencedor do Campeonato Brasileiro Sub-20 é o Cruzeiro com quatro taças. O futebol mineiro é o líder com cinco conquistas, à frente do gaúcho com quatro.

Quais as curiosidades do Campeonato Brasileiro Sub-20?

Até 2014, na fase administrada pela federação gaúcha, as finais eram feitas em jogo único. A partir da gestão da CBF, a decisão do título é feita em jogos de ida e volta.

A decisão por pênaltis sempre esteve prevista nas finais, mas só foi disputada duas vezes e o Cruzeiro venceu ambas, uma em 2010 com o Palmeiras e uma em 2017 com o Coritiba.

Sobre os artilheiros de cada competição, o número sempre foi muito baixo, no máximo nove gols. Porém, nas duas últimas edições, Papagaio do Palmeiras com doze e Evanilson do Fluminense com quinze se tornaram os maios goleadores em uma edição.

Da lista de artilheiros, o único famoso e com carreira internacional é justamente o primeiro em 1006: Alexandre Pato, que atualmente joga no São Paulo.

Como é disputado o Campeonato Brasileiro Sub-20?

O Brasileiro Sub-20 já várias formas de disputa ao longo dos anos. Em 2018, por exemplo, a primeira fase foi composta de quatro grupos de cinco equipes cada e novos grupos na fase seguinte.

Em 2019 adotou-se um formato que provavelmente terá vida longa e que, curiosamente, é considerado por muitos como o modelo ideal para o Campeonato Brasileiro Série A: uma fase de pontos corridos e fases de mata-mata com uma decisão.

Primeira fase

As vinte equipes jogam entre si e em turno único, num total de dezenove partidas. Ao final da disputa, as oito melhores equipes se classificam para a fase seguinte.

Os critérios para desempate são:

  • Mais vitórias
  • Melhor saldo de gols
  • Mais gols a favor
  • Menos cartões vermelhos
  • Menos cartões amarelos
  • Sorteio

Importante lembrar que o Brasileiro Sub-20 não prevê rebaixamento, já que a definição dos participantes da edição seguinte é feita pela colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF do ano anterior.

Quartas-de-final

Serão disputadas em 4 confrontos com jogos de ida e volta, com o mando da segunda partida a favor da equipe com a melhor campanha na primeira fase.

  • Colocado em 1º x colocado em 8º
  • Colocado em 2º x colocado em 7º
  • Colocado em 3º x colocado em 6º
  • Colocado em 4º x colocado em 5º

Em caso de empate de pontos e saldo de gols, a decisão será por cobrança de pênaltis.

Semifinais

Serão disputadas em 2 confrontos com jogos de ida e volta, com o mando da segunda partida a favor da equipe com a melhor campanha na primeira fase.

Em caso de empate de pontos e saldo de gols, a decisão será por cobrança de pênaltis.

Finais

Serão disputadas em jogos de ida e volta, com o mando da segunda partida a favor da equipe com a melhor campanha na primeira fase.

Em caso de empate de pontos e saldo de gols, a decisão será por cobrança de pênaltis.

Quais os times que estarão no Campeonato Brasileiro Sub-20 2020?

Para entendermos os times que participam anualmente do Campeonato Brasileiro Sub-20, é preciso falar do critério que é usado para a definição deles e o objetivo.

As vintes equipes (número atual) são definidas pela classificação no Ranking Nacional de Clubes da CBF que é liberada ao final de cada ano e que leva o ano no qual será usado.

Por exemplo, para determinar os participantes no Brasileiro Sub-20 de 2020, será usado o ranqueamento feito ao final de 2019.

Para o campeonato de 2020, estão definidas as seguintes equipes:

Esse critério decorre das dificuldades financeiras e de logística em criar divisões inferiores para estabelecer acesso e descenso. Mas ele acabou criando uma elitização para a competição, já que está sempre atrelada aos clubes com os melhores orçamentos.

O objetivo, hoje, é evitar que equipes pequenas, com uma ótima campanha numa Segunda Sub-20 não desistam por não ter condições financeiras para sustentar a divisão de base.

É possível que, num futuro próximo, sejam criadas as divisões inferiores para democratizar o acesso, com o interesse e o planejamento consistente de mais clubes com as categorias de base.

Como assistir o Campeonato Brasileiro Sub-20 ao vivo?

Na edição de 2019, o Brasileiro Sub-20 foi transmitido pela TV aberta (Band), RV fechada (SporTV) e pela internet através de uma parceria da CBF TV com a MyCujoo.

Tudo indica que teremos as mesmas formas de assistir o Campeonato Brasileiro Sub-20, diante da ótima repercussão.

Gostou desse artigo? Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre a  Campeonato Brasileiro Sub-20, a mais importante competição para a divisão de base do futebol brasileiro!