Campeonato Boliviano 2020 | Tabela, Classificação, Jogos, Pontos e mais

O Campeonato Boliviano 2020 luta bravamente na classificação da tabela para superar a imagem de menor do continente ao buscar as fórmulas de sucesso de competições maiores. Veja mais aqui!

Jogos de Hoje Campeonato Boliviano 2020:

Os jogos foram adiados

Tabela de Classificação do Campeonato Boliviano 2020:

Pos clube Pontos PJ Vit E Der GP GC SG
1 The Strongest 21 12 7 0 5 30 21 9
2 Club Always Ready 21 12 7 0 5 26 17 9
3 Bolívar 20 12 6 2 4 28 17 11
4 Blooming 20 12 6 2 4 20 16 4
5 Jorge Wilstermann 20 12 6 2 4 14 11 3
6 Royal Pari 20 12 6 2 4 15 14 1
7 Municipal Vinto 19 12 6 1 5 14 13 1
8 San José 18 12 5 3 4 17 19 -2
9 Nacional Potosí 17 12 5 2 5 17 15 2
10 Real Potosí 15 12 4 3 5 17 25 -8
11 Club Deportivo Guabirá 14 12 4 2 6 13 20 -7
12 Oriente Petrolero 13 12 4 1 7 16 22 -6
13 Club Deportivo Real Santa Cruz 12 12 3 3 6 14 25 -11
14 Aurora 10 12 3 1 8 11 17 -6

Qual a história do Campeonato Boliviano de Futebol?

O futebol boliviano passou por diversas mudanças tanto em organização quanto em sistema de disputa nas últimas seis décadas. Muitos interesses, ligas e divisões prevaleciam nas decisões.

Entre 1950 e 1959, grande parte dos clubes em vários departamentos eram amadores e com isso as competições eram pequenas ou, nas primeiras edições, eram concentradas em La Paz e Cochabamba.

Com a criação da Copa Libertadores em 1960, o futebol boliviano resolveu reformular sua competição, com a participação de todos os departamentos (equivalente aos estados brasileiros) e dando à competição um caráter nacional.

Ela era chamada de Copa Simon Bolívar e consistia em uma grande fase jogada localmente em cada departamento e com os campeões e vices jogando uma fase nacional.

Essa integração foi o ponto de partida para a nacionalização de algumas equipes e a criação de algumas rivalidades, como entre equipes de La Paz e Cochabamba.

Por fim, em 1976 dezesseis clubes criaram a Liga Profissional Boliviana e um novo campeonato nacional. Em 2003 foi criado o modelo Apertura e Clausura que se mantém até hoje e tornou-se um fator de integração do futebol boliviano com o restante do continente.

Qual o clube com mais títulos do Campeonato Boliviano?

Considerando todas as versões da competição, disputadas desde 1950 – oitenta e sete edições – o  Bolívar é o maior vencedor do Campeonato Boliviano, com vinte e nove títulos, além de ser o atual campeão do Torneo Apertura.

É quase o dobro dos maiores campeões que vêm em seguida, o The Strongest com quinze taças e o Jorge Wilstermann. Essas três equipes são as mais importantes do futebol boliviano.

Juntas, essas equipes representam cinquenta e nove títulos, 68% do total de edições.

Se considerarmos as três cidades mais importantes no cenário do futebol bolivianos, temos:

  • La Paz: quarenta e seis #
  • Cochabamba: dezessete #
  • Santa Cruz De La Sierra: dez #

Até 2019, dezesseis equipes diferentes foram campeões, porém apenas o San José tem um número mais significativo – quatro.

Apenas uma equipe chegou ao tetracampeonato, o Jorge Wilstermann entre 1957 e 1960. O The Strongest conquistou o único tricampeonato, entre o Apertura de 2011 e o Apertura de 2012.

Desde a implantação do sistema de torneios, em 2003, as três maiores equipes do país venceram 69% das edições. Blooming por três vezes e San José e Universitário de Sucre com duas taças são os maiores vencedores dessa era.

Como é disputado o Campeonato Boliviano de Futebol?

Após tantas formas de disputa diferentes ao longo das décadas, o Campeonato Boliviano é disputado, atualmente, em um sistema de torneios, o Apertura e o Clausura.

Porém, com algumas diferentes importantes em relação a competições nacionais que também usam o sistema de torneios, como o Campeonato Venezuelano.

Cada torneio – Apertura ou Clausura – é disputado por quatorze equipes, jogando entre si em turno e returno, totalizando vinte e seis partidas para cada time.

O campeão é conhecido diretamente a partir da melhor equipe ao final de todas as rodadas.

Caso haja duas equipes empatadas com a mesma pontuação na liderança, elas jogarão uma partida decisiva, em campo neutro, com previsão de prorrogação e cobranças de pênaltis, se preciso.

Portanto, não há fases eliminatórias para uma decisão entre duas equipes. O campeão pode ser conhecido ao final das rodadas ou, no máximo, em uma partida extra.

Se três ou mais equipes terminarem o torneio na liderança, serão aplicados os critérios de desempate, a saber:

  1. Saldo de gols
  2. Número de gols a favor
  3. Números de gols qualificados (marcados fora de casa)
  4. Sorteio

Outro ponto importante é que não há uma decisão final entre os campeões dos torneios para definir um campeão nacional único.

A Bolívia tem dois campeões nacionais anualmente: o campeão Boliviano A (do Apertura) e o campeão Boliviano C (do Clausura).

Rebaixamento no Campeonato Boliviano

Após a disputa dos dois torneios, é feita uma consolidação das pontuações das equipes e duas equipes são rebaixadas anualmente.

A última colocada é automaticamente rebaixada para a segunda divisão e caso duas equipes fiquem empatadas em pontos na última posição, jogarão uma partida extra para definir o rebaixado, com prorrogação e cobranças de pênaltis, se for necessário.

A segunda equipe a ser rebaixada é conhecida no duelo entre a penúltima colocada da Primeira Divisão e a vice-campeã da Segunda Divisão, em jogos de ida e volta.

Na competição de 2019, um fato criou um problema inusitado para a federação boliviana: o Sport Boys Warners foi desfiliado e suspenso por cinco anos por ter desistido de disputar a partida da última rodada do Clausura.

Mas a FBF não considera que uma equipe desfiliada é um rebaixamento. Isso pode reduzir o número de participantes. Até o momento, não havia uma decisão definitiva a respeito.

Quais as vagas bolivianas para a Libertadores?

A Bolívia tem direito a quatro vagas para disputar a Copa Libertadores com a configuração abaixo:

  • Fase de grupos da Copa Libertadores: se classificam os campeões dos torneios. Em 2019, foram as equipes do Jorge Wilstermann (Clausura) e do Bolívar (Apertura);
  • Segunda fase da Pré-Libertadores: melhor equipe da classificação final sem considerar os campeões de torneios. Em 2019 foi o The Strongest;
  • Primeira fase da Pré-Libertadores: segunda melhor equipe da classificação final sem considerar os campeões de torneios. Em 2019 foi o San José.

Se uma equipe for campeã dos dois torneios, as três vagas são preenchidas pelas equipes mais bem colocadas na classificação geral.

Quais as vagas bolivianas para a Sul-Americana?

O Campeonato Boliviano classifica quatro equipes para a Copa Sul-Americana, sendo as colocadas entre o quinto e o oitavo lugares da classificação geral – somando os dois torneios.

Na competição de 2019, qualificaram-se para a Sul-Americana 2020:

  • Nacional Potosí (quinto lugar)
  • Blooming (sexto lugar)
  • Always Ready (sétimo lugar)
  • Oriente Petrolero (oitavo lugar)

Os grandes jogadores bolivianos da história

O futebol boliviano ainda não revela grandes talentos, a melhora da qualidade do jogo no país ainda é muito recente e o país ainda está procurando se livrar da imagem de saco de pancadas de quase todos os outros países sul-americanos.

Em verdade, a Bolívia evoluiu pouco quando comparada com o crescimento do futebol venezuelano e viu o Equador disputar Copa do Mundo recentemente e está fora da maior competição desde 1998.

Por outro lado, o futebol boliviano possui uma façanha que Venezuela e Equador não têm: uma conquista de Copa América em 1963, de forma invicta e vencendo Argentina (3-2) e Brasil (5-4).

Os maiores jogadores bolivianos até hoje são:

Marco Etcheverry

Meia-atacante de grande qualidade, apelidado de El Diablo e que foi campeão boliviano (duas vezes), equatoriano, chileno e norte-americano.

É considerado o maior jogador da seleção nacional.

Marcelo Moreno

Atacante de muita força e oportunismo e que atuou em clubes brasileiros, onde conquistou:

Como assistir o Campeonato Boliviano de Futebol ao vivo?

Atualmente, não há televisionamento aberto ou fechado no Brasil para assistir os jogos do Campeonato Boliviano.

É certo que essa possibilidade ainda deve demorar alguns anos, até que a competição agregue mais organização e seja mais atraente para grandes patrocinadores.

Enquanto isso, podemos encontrar plataformas de streaming online que transmitem como o FlashScore e o LiveSoccer, além de outros que certamente surgirão com a iniciativa dessas.

Gostou desse artigo sobre o Campeonato Boliviano 2020?

Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre o  Campeonato Boliviano, uma competição que está buscando um espaço maior no interesse dos bolivianos e uma maior projeção na América do Sul.