Campeonato Brasileiro Série C 2020 | Tabela, Clubes, Times, Títulos e mais!

O Brasileirão Série C levou décadas até ser reconhecido, mas hoje vem ganhando visibilidade a cada ano e crescendo como um produto esportivo rentável. Veja porquê!

O Campeonato Brasileiro da Série C, ao contrário do que possa parecer para muitas pessoas, é uma competição extremamente tradicional no calendário do futebol brasileiro.

A competição ajuda na democratização de oportunidades para as equipes de todo o país, com seu modelo misto de mata-mata e pontos corridos e a divisão geográfica dos grupos.

Além da satisfação de jogadores e torcedores, ser campeão da Série C é uma conquista de imenso valor, pois permite a projeção nacional, a valorização do elenco e a busca de maiores receitas publicitárias e de televisionamento em uma divisão superior, no caso a Série B. 

Qual a história do Campeonato Brasileiro Série C?

A Terceirona do Brasileiro, como também é conhecida a Série C, sofreu por muitos anos com a pouca (e quase nenhuma) visibilidade tanto esportiva quanto financeira, pois foi criada como uma divisão de acesso, porém sem a organização necessária.

É verdade que ela nasceu em 1981, em um cenário onde a Série A ainda sofria com inúmeros erros e interferências que impediam que a competição fosse organizada e lucrativa – o que somente começou a acontecer, e de forma tímida, em 1987.

Por outro lado, a Série B seguia o mesmo caminho, mais deficitária que a Primeira Divisão.

E foi nesse cenário que a Série C teve oito edições canceladas entre 1982 e 1993 e duas onde os campeões não foram reconhecidos – 1987 e 2000, justamente os episódios mais traumáticos de virada de mesa e crise institucional da CBF e do futebol brasileiro.

A partir de 2001, foi disputada sem interrupção, apesar de adotar vários regulamentos diferentes e até quarenta equipes – o que, de certa forma, incentiva o caráter democrático do torneio.

A partir de 2009, o Campeonato Brasileiro Série C passou a ser disputado por vinte equipes e se mantém até hoje.

Qual o clube com mais títulos do Campeonato Brasileiro Série C?

Da mesma forma que acontece com o Campeonato Brasileiro Série B, o número de diferentes times que conquistaram a Série C é muito grande.

Apenas duas equipes têm o bicampeonato da Série C e ambas são de Goiás – o Vila Nova e o Atlético.

Desde 1981 e nas vinte e nove edições disputadas – pois não houve campeonato em dez temporadas – vinte e sete campeões diferentes. São Paulo é o estado com mais campeões, oito no total, o dobro de Goiás.

E democracia regional é o que não falta para a Série C: doze estados e todas as regiões têm pelo menos uma equipe campeã.

Em grande parte, isso é reflexo do modelo regionalizado de disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, permitindo que haja uma distribuição geográfica maior.

Veja na imagem abaixo os últimos dez campeões do Campeonato Brasileiro Série C.

Algumas curiosidades do Campeonato Brasileiro Série C

  • Três equipes que já foram campeãs da Primeira Divisão já disputaram a Série C:
    • Fluminense (RJ) campeão em 1999
    • Bahia (BA)
    • Guarani (SP)
  • O Olaria do Rio de Janeiro venceu a primeira edição e há décadas frequenta as divisões inferiores do futebol fluminense;
  • As equipes abaixo conquistaram tanto a Terceirona do Brasileiro quanto a Série B:
    • Joinville e Criciúma (SC)
    • Tuna Luso (PA)
    • Atlético (GO)
    • Bragantino (SP) atual campeão da Segunda Divisão

Como é disputado o Campeonato Brasileiro Série C?

O Campeonato Brasileiro Série C é disputado em um sistema misto de pontos corridos e mata-mata, o que seria o modelo ideal para a Série A na opinião de muitos especialistas.

A fase pontos corridos começa com as vinte equipes são divididas em dois grupos de dez, com jogos de ida e volta, totalizando 18 rodadas.

As quatro melhores classificadas passam para a fase mata-mata: quartas-de-final, semifinais e final.

As quatro equipes classificadas para as semifinais estão automaticamente promovidas para a Série B.

Este critério é motivo de muitas críticas, já que retira todo o interesse pelos jogos seguintes, pois o objetivo principal – o acesso – já foi alcançado.

Para a formação dos grupos, existe uma regionalização que varia anualmente conforme o perfil das equipes – em 2019 houve um grupo apenas de times nordestinos e um grupo com equipes das demais regiões.

Esta divisão tende a reduzir ao máximo os custos de transporte e hospedagem em um país com dimensões continentais como o nosso e reduzir o desgaste físico das longas viagens.

Quais os times que estarão no Campeonato Brasileiro Série C 2020?

A Série C 2020 será disputada por equipes de doze estados diferentes, de todas as regiões.

O Brusque (SC), campeão da Série D em 2019, volta à Série C depois de trinta anos, dos quais o clube ficou fora de qualquer divisão por vinte e quatro.

A Jacuipense (BA) e o Manaus (AM) são estreantes, depois de duas temporadas na Série D.

Teremos em 2020 dois grandes clássicos estaduais na Terceirona: Botafogo e Treze, da Paraíba e Remo e Paysandu, no Pará.

Quem ganha no Campeonato Brasileiro Série C?

Atualmente, existe a cota de televisionamento, que foi paga pela DAZN em 2019 no valor de 20 milhões de reais – o que representa um valor de 2 milhões para cada equipe.

Como assistir o Campeonato Brasileiro Série C ao vivo?

Se for mantido o modelo que foi usado em 2019, a plataforma de streaming de esportes DAZN (pago) deve ter a exclusividade de transmissão dos jogos em 2020.

Na competição anterior, a empresa pagou 20 milhões e parte do valor foi distribuído igualmente entre as equipes.

O investimento na Série C faz parte de uma estratégia que começou com a compra da exclusividade dos jogos da Copa Sul-Americana até 2022.

Como detentora de todos os direitos – TV aberta, TV fechada e transmissão pela internet – a tendência é que a DAZN faça a revenda de alguns. Por exemplo, com uma emissora de TV aberta.

Na TV fechada, é provável que feche com a Fox Sports.

Quem gosta de futebol já está ansioso para o inicio do brasileirão serie c! Hoje é dia 17-2-2020 e falta menos de 70 dias para que a festa do futebol aconteça dentro do campeonato brasileiro serie c. Qual é seu time preferido?

Gostou desse artigo do Brasileirão série C?

Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre a Série C do Campeonato Brasileiro, uma competição que vem ganhando visibilidade e times mais competitivos, o que aumentará o retorno financeiro para os clubes.