Home / Sul Americana / Colón vs Independiente Del Valle | Palpite e Prognostico | Final Sul-Americana 9/11/2019

Colón vs Independiente Del Valle | Palpite e Prognostico | Final Sul-Americana 9/11/2019

Com mais de 10 times qualificados para vencer a Copa Sul-Americana quando a competição começou, entre elas o Independiente, maior vencedor da Copa Libertadores até hoje, quem poderia garantir que duas equipes que sequer têm títulos nacionais chegariam fariam uma final que ninguém apostaria?

primeira foto de Colón vs Independiente Del Valle | Palpite e Prognostico | Final Sul-Americana 9/11/2019

O primeiro título da história estará em jogo em Assunção!

Num futebol cada vez mais concentrados em algumas poucas equipes com grandes orçamentos e condições de disputar todas as competições, causa espanto que o título do segundo torneio mais importante da América do Sul ficará com um time que nunca venceu um título nacional.

Independiente Del Valle do Equador e Cólon da Argentina ainda não conquistaram um campeonato nacional e um deles pode fazer uma história que muitos times tradicionais sul-americanos não têm fora de suas fronteiras.

E ambos cumpriram campanhas muito parecidas, marcadas pela irregularidade e quase toda decididas em cobranças de pênaltis.

Isso mostrou que eram equipes jogando sempre com o regulamento embaixo do braço, conscientes de que estavam em um nível técnico inferior em quase todos os duelos.

E a partir das oitavas de final, começaram a surgir o que podemos chamar de zebras, culminando com o triunfo de duas das mais equipe brasileiras!

Cólon, o rei das decisões de pênaltis que calou o Mineirão

A rigor, o pequeno time da cidade argentina de Santa Fé se impôs em campo apenas nas duas primeiras fases, com três vitórias e um empate.

A partir das oitavas de final, foram sequências de vitória e derrota, decidindo vaga nos pênaltis. Das dez partidas, foram seis vitórias e três derrotas e um mérito da equipe é ter pelo menos uma vitória em cada fase, apostando tudo no mando de campo.

Das oitavas às semifinais, eliminou um rival interno de maior peso, o Argentinos Juniors, e surpreendeu a todos derrubando um dos grandes brasileiros, o Atlético Mineiro, mas com contornos de drama.

Em casa, os argentinos fizeram um ótimo resultado, vencendo 2-1 mas o adversário levou um gol qualificado para a volta em Belo Horizonte, onde a torcida apaixonada do Galo costuma fazer a diferença no espírito da equipe.

E parecia que o roteiro seria o mais óbvio: o Cólon estava perdendo a vaga com um 0-2 até dez minutos do fim do jogo e parecia que era se conformar de ter ido longe demais.

Porém, conseguiu um gol histórico, levou a decisão para os pênaltis, onde ainda começou dramatizando quando perdeu a primeira cobrança da série.

Enquanto o otimismo tomava conta da torcida atleticana, o Cólon atropelou na quarta série com o herói da campanha histórica, o goleiro Burián defendeu duas cobranças seguidas e calou um Mineirão lotado.

Os argentinos chegam com moral elevado para a final? Poderíamos dizer que sim, se o adversário não tivesse um feito ainda maior! 

segunda foto de Independiente Del Valle x Colón | Prognostico e Palpite | Final Sul-Americana 9/11/2019

Independiente Del Valle, a surpresa que desmente os números e faz história

Quando olhamos a campanha do Del Valle, podemos achar que ela é inferior a do Cólon, com uma vitória a menos, as mesmas três derrotas e saldo de gols menor, oito contra dez. Porém, nunca os números foram tão desmentidos em uma competição!

Primeiro, porque a equipe perdeu apenas uma partida nas três fases finais, diferentemente do Cólon que perdeu e ganhou.

E principalmente porque a equipe equatoriana derrubou equipes mais equipes grandes e tradicionais, como a Universidad Católica do Chile, o Corinthians campeão da Libertadores e Mundial e nada menos que o Independiente, o fantasma campeão sete vezes da América.

Na primeira batalha épica, perdeu em Buenos Aires, mas marcou um gol fundamental para se classificar com uma vitória simples na pequena Sangolqui e derrubar o gigante. E foi o que aconteceu, 1-0 e a noite foi longa na belíssima cidade histórica.

Na semifinal, com todo o favoritismo para o poderoso Corinthians em Itaquera, onde os brasileiros são quase imbatíveis, a equipe soube sofrer, se impôs no segundo tempo com arrancadas objetivas de um ataque que tinha, até ali, uma excelente média de 3,2 gols por jogo.

Fez 2-0 com autoridade e levou uma grande vantagem para casa, onde sofreu muito mais do que esperava, porque levou um gol no primeiro tempo e quase saiu pro intervalo perdendo a vantagem toda.

No segundo tempo, empataram aos 22, tomaram um segundo gol aos 41 que levou o final para um drama que tirou a respiração dos equatorianos até que Cabeza empatou aos 44 e acabou com as chances corintianas.

Vaga com muita autoridade para a sua primeira final da história!

O que podemos apostar para Independiente Del Valle x Cólon?

Jogo equilibrado e sem brilho.

São duas equipes sem grandes destaques, jogadores que podem decidir em uma jogada, portanto os conjuntos e a disposição tática serão fundamentais para superar o rival.

Haverá tensão e respeito muito grandes de ambos os lados nos primeiros minutos – e vamos torcer para que sejam poucos.

Outra questão é que os dois times estão calejados com decisões por penais e não vão abrir mão dessa sorte, se arriscando menos. Podemos dizer que será uma partida equilibrada, porém muito mais pelo excesso de zelo do que pela audácia.

Tecnicamente, o Del Valle é superior, mas não vai encontrar um Cólon ofensivo como o Corinthians para explorar os contra-ataques que decidiram em São Paulo.

Fator campo.

É um jogo só, qualquer erro pode ser fatal pois o adversário sabe se defender muito bem. Isso aumenta os cuidados e pode afetar a qualidade do jogo. Mas não vai influenciar a favor de uma das equipes.

Fator clima.

É uma oportunidade para as duas equipes conquistarem o primeiro título da história e isso pesa bastante nas decisões. As pernas pesam e a tensão aumenta à medida que o fim se aproxima e apostar nos penais pode ser melhor do que tomar um gol.

Palpite e Prognostico para Colón vs Independiente Del Valle

Apostar na vitória?

Independiente Del Valle.

É a equipe com mais qualidades técnicas e, se conseguir se impor, terá mais condições para a vitória.

A aposta mais interessante é o empate.

Por todos os detalhes que falamos anteriormente, parece ser uma final onde haverá muito mais respeito do que ousadia.

Se as defesas sobressaírem aos ataques até a metade do segundo tempo, o nervosismo em cada jogada vai começar a pesar e a tendência é as equipes serem mais cuidadosas, ao contrário de uma final com times com mais qualidade ofensiva ou onde a diferença de nível é grande.

E sem dúvida, é uma partida histórica para as duas equipes e também para Assunção que assistirá uma final do torneio sul-americano!